ESCOLAS DE ARTES 1
RENASCIMENTO:
O Renascimento foi um movimento de cunho cultural, cientifico e artístico que se deu entre a passagem da Idade Média para a Idade Moderna (entre os séculos XIV e XVI), principalmente na Itália. Entretanto, apesar de ter sido marcado pela transição entre dois períodos de tempo tão importantes, não pode ser analisado como um movimento forte o suficiente para servir como uma ruptura radical da época medieval.
Como o inicio dos ideais Renascentistas, passou-se a questionar os acontecimentos impostos pela Igreja, o ser humano foi instigado a buscar explicações racionais e lógicas para os fatos anteriormente “divinizados” pela Igreja Católica. O homem passa a tomar o centro das coisas, portanto, deixando Deus em um segundo plano e retirando deste a responsabilidade por todas as coisas possíveis de serem explicadas pela ciência que, ate então, eram conhecidas.
Para os renascentistas o homem era visto como a mais bela e perfeita obra da natureza, detentor de capacidade criativa e competente o suficiente para conseguir explicar os fenômenos à sua volta. Deus continuou sendo soberano diante do ser humano, mas neste momento começou-se a valorizar o ser humano em si mesmo, enxergando nele as virtudes negadas impostas pelo pensamento católico medieval e se livrando de uma vez por todas do mesmo.
O período foi responsável pela expansão do pensamento humano. Estudiosos com Leonardo Da Vinci que, por exemplo, além de ser um excelente pintor, estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo, comprovando-se que o momento histórico era um salto geral pela busca de entender diversas formas e não só se concentrar em apenas uma área da arte.
Nesta obra Da Vinci usou com perfeição a técnica do sfumato. Esta técnica consiste em criar gradientes na criação de sombra e luz numa pintura. Na obra, assim como no período renascentista de uma forma geral, nota-se que houve uma observação do mundo e dos princípios matemáticos e racionais.