Subetividade
Tânia Regina Cardoso Fabris
RESUMO
Tem-se a convicção de que a educação é fundamental para formar cidadãos capazes de se posicionar e tomar decisões diante dos problemas que o mundo moderno confere à sociedade. Faz-se necessário compreender a história da educação, para que os ideais, as concepções de aprendizagem, de ensino e de educação se tonifiquem e se instalem no futuro. É necessário trabalhar o indivíduo como um todo, levando em conta sua afetividade, percepções, sua expressão, sua crítica, sensibilidade estética e criatividade. Atualmente, há busca de pessoas capazes de mudar uma sociedade, que além de informações possuam um arsenal de ideias e pensamentos renovadores e uma aguçada capacidade criadora. Enfim, indivíduos que se contraponham à visão mecanicista, escravizadora do homem, pessoas que sejam sensíveis e inventivas.
Palavras-chave: Escola. Arte. Educação.
1 INTRODUÇÃO
Independente da época, o tema da educação é um dos mais falados em todas as sociedades.
As transformações pelas quais o mundo está passando ocorrem muito rapidamente, o grande desenvolvimento da tecnologia, tem gerado mais informações e produtos tecnológicos mudando assim a forma de ver o mundo e de viver.
Pais e educadores têm se preocupado com essas crescentes mudanças, que vêm atingindo os filhos na sociedade e na educação. A preocupação gira em torno da violência, das drogas, da sexualidade, sobre o relacionamento dos pais e filhos, da integração dos filhos na sociedade para que sejam cidadãos responsáveis, críticos e felizes.
Educar, para o hoje, com o olhar para o futuro exige certa preparação tanto dos pais quanto dos educadores. A arte é uma linguagem muito importante e pode-se dizer que é a base da educação fundamental nas experiências escolares, instrumento de aprendizagem e forma de expressão. Ela proporciona o crescimento individual e de integração social. Através da arte o indivíduo pode expressar aquilo que o