Abordagens Pedagógicas
Entende que os estímulos são ligados à respostas, portanto na educação os estímulos do professor em sala de aula que são capazes de modificar certos comportamentos dos alunos, sendo a assim a resposta que a teoria espera.
Neobehaviorismo
Com base no condicionamento operante de Skinner, pensamos no ensino programado com sequencias na apresentação gradual do conteúdo, como ênfase no reforço a partir da resposta do aluno.
Gestalt
Nesta a experiência e a percepção são mais importantes que as respostas específicas a cada estímulo, sendo a totalidade do comportamento. Assim, a nossa percepção apresenta princípios de organização que devem ser aproveitados na aprendizagem.
Psicanálise
Na Educação, ela contribuiu principalmente para o entendimento da relação aluno-professor, através da transferência, negativa ou positiva do aluno em relação a figura do professor, e da contratransferência na relação do professor com o aluno.
Humanismo
Dá grade importância à relação aluno-professor, sendo o professor um facilitador, não importando tanto os métodos, mas sim o modo como irá estimular a aprendizagem, usando sua criatividade e fazendo com que o aluno "queira" aprender.
A abordagem que escolho para justificar é a Humanista:
Esta trabalha com o foco no aluno e o ensina aprender, o que será importante em todas as fases da sua vida. O professor cria um clima de respeito mútuo e fazendo o aluno ir a escola por motivação, não dever; ensina muito além de conteúdos de suas disciplinas, assume um papel que permita a liberdade intelectual, o pensamento crítico, a ética e outros valores presentes na sociedade e de total importância para a convivência social e o desenvolvimento do ser humano e do cidadão.