Paper eng. mecânica
ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
ENGENHARIA MECÂNICA
Disciplina: Iniciação Científica
Professora: Eli
Acadêmico:
AS INTERFACES DA ENGENHARIA MECÂNICA
A palavra engenharia vem do latim ingeniere e significa desenhar ou projetar. Nesse sentido, a Engenharia Mecânica abrange propriedade das forças, dos materiais, da energia, dos fluidos e do movimento, bem como a aplicação desses elementos no desenvolvimento de produtos que melhoram a sociedade e a vida das pessoas (WICKERT, 2007).
Além disso, Wickert (2007, p. 06) destaca que os engenheiros mecânicos pesquisam, desenvolvem, projetam, fabricam e testam ferramentas, motores, máquinas e outros dispositivos mecânicos. Trabalham em máquinas que produzem energia, por exemplo: geradores de eletricidade, motores a explosão, turbinas a vapor e a gás, e motores a jato para foguetes. Também desenvolvem máquinas que utilizam energia, tais como os equipamentos de refrigeração e condicionamento de ar, robôs usados em processos de fabricação, máquinas-ferramentas, sistemas de manuseio de materiais e equipamentos de produção industrial.
Conforme os especialistas da área, o mercado de trabalho para os profissionais da Engenharia Mecânica é amplo, e está em alta, pois tem boa oferta de vagas e possibilita atuação em diversas áreas. Destaca-se que o conhecimento de línguas é essencial, pois não existem fronteiras para o comércio técnico.
Para o coordenador do curso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Vicente de Paulo Nicolau, “é possível trabalhar em empresas de diversos setores ou criar seu próprio negócio para projetar novos produtos, softwares de serviços ou fazer consultoria. De todas as engenharias, é uma das que mais emprega”.
Assim, o advento dos computadores e constante digitalização são fatores que mais contribuem para aplicação e modernização dos sistemas de controle desenvolvidos há centenas de anos pelo homem; e a