paper teoria da contingência
Resumo: Teoria da Contingência.
A palavra contingência significa a adequação a uma situação, algo incerto ou eventual, algo que pode ou não ocorrer.
A Teoria da Contingência apresenta aspectos básicos como um sistema flexível, aberto, interagindo entre si e o ambiente externo. A estrutura de uma organização e o seu funcionamento são dependentes da sua relação com o ambiente externo.Não existe um padrão organizacional, tudo depende das características ambientais significativas para a organização. Não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa.
A abordagem contingencial defende a idéia da constante adaptação, nela nada é absoluto ou universalmente aplicável. Tudo é composto de variáveis sejam situacionais, circunstanciais, ambientais, tecnológicas ou econômicas.
De todas as Teorias administrativas, a abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. De um lado o ambiente oferece oportunidades e recursos, de outro impõem coações e ameaças à organização. É neste ponto que a tecnologia se torna uma variável importante para o ambiente. Dela depende os conceitos de oportunidades fora da organizacão como dentro da organizacão já que interfere na coerência dos membros internos da organização para obter e adaptar a coesão com características externas do ambiente.
Cada organização requer sua própria estrutura organizacional dependendo das características de seu nicho e de sua tecnologia. Assim, para a teoria da Contingência, os dois grandes desafios para as organizações modernas são o ambiente e a tecnologia.
No intuito de se verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias, alguns pesquisadores passaram a abordar os vários aspectos que compunham o êxito ou não de várias organizações procurando compreender e explicar o modo como