“Relato e analise de uma experiência num estabelecimento: para delinqüentes ou da delinqüência”
Trabalho acadêmico interdisciplinar, dirigido e apresentado como requisito parcial para A1 na disciplina de Instituições na Escola.. sob a orientação do(a) Profª ...
Rio de Janeiro, Out, 2012
INTRODUÇÃO
O seguinte estudo orientado tem por objetivo apresentar uma analise institucional, a partir de uma experiência de trabalho, nível institucional, realizada por três estudantes de psicologia, Maria Izabel M.F. de Lima, Maria Lúcia S. Carvalho da silva e Zelina Maria da Cunha Vieira.
Esta análise textual tem a intenção mostrar a complexidade encontrada para o desempenho profissional diante de limites e possibilidades expostos e impostos. Uma vez, que a instituição em destaque, segue aperspectiva positivista, onde o profissional, na verdade, é usado para perpetuar lógica da imposição da ordem de uma instituição pronta e acabada, sem espaço para mudanças e transformações e sim um lugar onde todos precisam adapta-se ao modelo adotado (coerção e reprodução), na medida em que suas possibilidades criadas só conseguem sobreviver se estiver atrelada a lógica da reprodução da alienação, que perpetua a ordem impostas pela classe dominante.
Mas, seguindo a diante do texto é possível verificar que o profissional tem a possibilidade de enfrentamento e intervenção diante desta imposição por meio da perspectiva dialética, criando parcerias e conquistando a confiança dos demais atores sociais participantes, que são os usuários e funcionários.
Uma das contribuições que as autoras forneceram foi perceber que o setor de psicologia ficava muito distante tanto estruturalmente já que a sala se localizava na parte externa quanto na parte de atendimento aos menores e funcionários. E com desocupação de uma sala o setor de psicologia passou a atender na parte interna da instituição o que facilitou o trabalho.Foram construídas salas de aula, audiovisual,