relato de observação de ambientes educativos e não educativos
A importância da atuação do pedagogo em espaços não escolares se faz necessário para nossa formação acadêmica, pois ser pedagogo na atual realidade implica na construção de saberes, competências e habilidades que extrapolam a profissão docente Nesse contexto, a pedagogia social (MOURA eZUCHETTI, 2006) apresenta-se como uma possibilidade de realização de práticas pedagógicas em diferentes espaços sociais. Sendo assim, é de suma importância a aproximação desses espaços no processo de formação do pedagogo.
O Estágio Curricular IV foi realizado no ICAP – Instituto da Criança e do Adolescente ProfissionalizanteRoberto Correa Leite, uma Organização Não Governamental o que contribuiu muito com a percepção, atuação e o desenvolvimento do trabalho pedagógico em ambientes não escolares.
O primeiro momento do estágio foi um período de observação que ocorreu do dia 10 a 15 de agosto com o objetivo de conhecer a instituição como um todo (espaçofísico, funcionamento, recursos, organização administrativa e projetos desenvolvidos). O segundo momento foi o planejamento e a elaboração de um projeto que contemplasse uma necessidade atual da ONG e que ao mesmo tempo também pudesse ser articulado com o trabalho de um profissional da instituição. E por fim, num terceiro momento, aprática, o acompanhamento e a avaliação do projeto apresentado.
A partir do terceiro momento foi possível conhecer com maior clareza a importância da prática profissional do pedagogo em ambientes não escolares.
O projeto desenvolvido foi realizado na sala de aula, nos encontros com a psicóloga Miriam que é formada em Psicologiaque atua na instituição. Seu trabalho é dar suporte psicológico aos adolescentes que frequentam a ONG.
Com a observação na instituição é notável que a psicóloga realiza seu trabalho com dedicação e entusiasmo, comprometida a fazer um trabalho de qualidade se integrando aos projetos, desenvolvendo sua prática a partir