Relato de observação em ambientes educativos escolares e não escolares
O processo de ensino-aprendizagem se dá em diferentes espaços nos quais a atuação do educador se faz indispensável. Todavia, a formação humana, em qualquer espaço, escolar ou não escolar, necessita de um profissional que esteja preparado para lidar com a prática pedagógica sistematizada ou não.
A escola é o espaço que visa transmitir valores culturais, morais, civis e políticos. Ela tem como uma de suas funções sociais, desempenhar a ação de socialização dos educandos, pois é ela um dos primeiros locais que as pessoas passam a ter contato com outros grupos, e assim, proporcionando a socialização entre eles. Essas diversidades de grupos de pessoas vão passar a interagir entre si, e vão conhecer realidades de vidas diferentes das suas resultando em socialização. O ambiente não-escolar diferente da escola, não possui o interesse de promover a educação diretamente, ou seja, não tem a educação como objetivo principal, mas se sustenta nela para se desenvolver e findar suas estruturas, ou seja, é com base na educação que eles se fundamentam. Para tal o trabalho será desenvolvido na cidade de Monte Santo do Tocantins localizada no estado do Tocantins a 75 km da capital Palmas. É uma cidade pequena com pouco mais de 2.000 habitantes. Por ser uma cidade tão pequena não possui muitos ambientes não escolares e escolas .
Ambiente educativo escolar O local escolhido é a Escola Municipal José Benício Mariz, localizada na Avenida Codespar s/n, Centro. É uma escola pequena com 250 alunos, sendo ofertado à comunidade o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, Jardim III, e o Ensino Médio com Extensão do Centro de Ensino Médio José Alves de Assis de Paraíso do Tocantins. A escola possui uma infra- estrutura simples, com um laboratório de informática, biblioteca e salas de aula.
Ambientes educativos não escolares escolhidos
A Rua A rua,