Relato de experiencia
Essas e outras perguntas surgem nos pensamentos de acadêmicos de muitos cursos, mas, principalmente, para os acadêmicos do curso de pedagogia, que trabalharão em turmas de crianças pequenas. Porém, apesar da ansiedade e preocupação durante todo o curso, é somente durante o estágio, durante a prática como professor, que o acadêmico realmente vai conseguir as respostas para todas estas perguntas.
O início em uma sala de aula é difícil, já que não se sabe a receptividade das crianças nem as dificuldades que podem vir a surgir, porém, é preciso se entregar a experiência e fazer o melhor que se pode, pois, assim, se concretizará um trabalho bem feito.
A experiência aqui relatada aconteceu em uma escola municipal da cidade de Santa Maria-RS, em uma turma de 4º ano, antiga 3ª série. Nesta turma estudavam vinte crianças, de 9 à 11 anos de idade. Além da mistura na faixa etária dos estudantes, percebeu-se, também, distinções nas classes sociais de cada um, havendo uma maioria humilde, mas, alguns, com boas condições financeiras.
Como em todas as turmas, alguns estudantes aprendiam mais facilmente, enquanto outros tinham mais dificuldadeS. Alguns eram extremamente carentes afetivamente, enquanto outros se mostravam totalmente independentes e seguros.
Foi neste contexto de diferenças e particularidades que vivenciou-se a prática como professora nesta turma de 4º ano do Ensino Fundamental, prática esta, descrita com mais detalhes no decorrer deste artigo.
A Prática Em Sala De Aula: Como Tudo Aconteceu
Pensando em uma proposta que atendesse às necessidades da turma