Relato de experiência
MAPA E MAQUETE: DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO
Karina Fernandes Elorriaga Soria
Ensino Fundamental 3°
Resumo
Trata-se de um relato de experiência, que objetiva descrever a vivência em sala do trabalho com mapa e maquete para alunos do 3°ano do Ensino Fundamental.
Ao iniciar o trabalho, partimos do conhecimento do bairro dos próprios alunos para daí realizarmos um paralelo com o mapa do nosso município. Dessa forma, foi possível demonstrar que o bairro não está isolado do município, fazendo parte deste.
Partindo para um estudo mais aprofundado, priorizamos o trabalho de conhecimento e iniciação cartográfica, objetivando o aprendizado da leitura de mapas e localização espacial.
Propusemos a confecção de maquete para concretização de todo o trabalho, verificando os aspectos mais significativos aos alunos.
EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
• Observar, selecionar e classificar objetos do cotidiano para estabelecer relação com os pontos de referência no registro e confecção de maquete.
• Identificar permanências e/ou modificações na paisagem urbana da cidade em diferentes períodos.
• Elaborar mapas com vários pontos de referência, utilizando legendas.
• Conhecer os diferentes meios de transportes, o trânsito, a disposição do homem, percebendo suas transformações ao longo do tempo, bem como seu impacto na vida cotidiana.
DESENVOLVIMENTO:
Foram propostas questões para a roda de conversa:
Todos os bairros são iguais?
Quais os principais elementos comuns entre os bairros de sua cidade?
Há algum elemento marcante que os diferencie? Quais?
O bairro de sua escola se parece com algum dos que foram analisados anteriormente?
E o bairro onde mora?
A partir da socialização das respostas, os alunos puderam perceber que existe um planejamento urbano na construção dos bairros sejam industriais, comerciais, residenciais ou mistos. Destacamos também questões das mudanças ocorridas nas paisagens a