Relato de experiência
Resumo
Este relato de experiência tem por objetivo destacar o trabalho de Educação Musical oferecido dentro da disciplina de Arte para alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e nas oficinas de Música da Educação Integral das escolas do Município de Maringá, tendo como proposta desenvolver a musicalidade , percepção sonora e contribuir para a formação integral dos alunos.
Palavras-chave: música, formação integral, sons.
Introdução
Este relato de experiência tem por objetivo destacar a prática pedagógica em Educação Musical da Prefeitura do Município de Maringá, nas séries iniciais de 1º ao 5º ano, dentro da disciplina de Arte , dentro das oficinas a Musicalização ou Canto Coral na Educação Integral.Essas oficinas tem propostas definidas, onde a experimentação e a percepção do som ajudam o educando na sua formação integral.
Desde a implantação do Programa mais Educação, que entrou em vigor à partir de 2010 no Município de Maringá, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de melhorar o ambiente escolar, oferecendo atividades nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica ,o programa priorizou instituições de que têm baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Programa foi a ponte para a implantação da Educação Integral.
O Município de Maringá têm a Música dentro da disciplina de Arte,com duração de 2 aulas semanais no currículo. As oficinas da Educação Integral também possuem a mesma carga horária.
A assessoria de Arte do Município de Maringá organiza a formação de professores da rede da seguinte maneira: Na 1ª reunião bimestral