RELATO DE Experi Ncia
O presente relatório faz parte da disciplina de Projeto Político Pedagógico (PPP), da Faculdade Piemonte (FAP) e tem como objetivo explicar de forma detalhada e honesta os processos de pesquisa, elaboração, execução e reflexão das vivências de experiência durante todo o Estágio I. O estágio foi dividido em quatro partes, sendo elas: observação da turma, coparticipação, planejamento de ensino, ministração das aulas. A minha experiência teve início com a visita à escola, esse primeiro contato foi necessário, também, para conhecer o espaço em que desenvolveria a prática, no caso na EJA – Educação de Jovens e Adultos, bem como para conhecer e me apresentar a alguns gestores, a professora regente a Sr.ª Iraci Mendes, a turma que eu iria estagiar e a diretora Marcia Paloma Viana Carvalho.
O estágio ocorreu no período de 13 dias na modalidade de EJA, com 17 alunos matriculados, sendo 12 frequentando, durante esse período estiveram na regência 05 estagiários, foi resolvido que, todos planejavam, e cada dia um ministrava a aula e os outros coparticipavam e assim foi realizado o estágio com sucesso; A primeira necessidade foi observar e analisar a turma, a fim de que as elaborações das propostas de atividades pudessem ser combinadas com a realidade e necessidades dos alunos.
No período das observações percebi muita harmonia entre professor e aluno, porém, a metodologia aplicada pela professora regente era muito repetitiva e os recursos eram apenas lousa, caderno e livro, e a mesma não aplicava o plano de aula. Isso me fez refletir muito sobre a minha pratica pedagógica, eu estava ali para fazer a diferença, não queria cometer aqueles erros. O professor na sua pratica pedagógica deve romper com o modelo tradicional de ensino e se renovar.
Concluído esse período de observação, fiz uma reflexão do que foi observado e escolha das melhores alternativas para que houvesse um aproveitamento satisfatório no período da minha regência. Este foi o momento