Relato de Experi ncia
Thayana Patrícia da Silva Marques1
Micheline Barbosa da Motta2 1Licencianda do curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); 2Docente no Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
RESUMO
O estágio supervisionado é uma etapa primordial na formação de professores, pois o aluno de licenciatura passa a vivenciar a rotina no ambiente escolar, desenvolvem as atividades como planejamentos das aulas, confecções de recursos didáticos que possibilite o processo de ensino aprendizagem. O presente trabalho é resultado da vivencia do estágio desenvolvido na Escola de Referência de Ensino Médio em Ipojuca com uma turma do primeiro ano. As atividades realizadas foram aulas expositivas e dialogadas, com o auxilio do datashow, utilizou-se atividades práticas como o uso do microscópio para analise de lâminas histológicas e uma aula prática no laboratório com a intenção dos alunos despertarem outras habilidades como as de observação, investigação e cooperação. Os resultados desse relato consistem na realização das atividades e da reflexão a prática pedagógica, na construção do perfil do educador, na utilização de recursos didáticos que visem à facilitação do processo de ensino aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Ciência, Estágio Supervisionado, Aulas práticas.
1. INTRODUÇÃO As aulas de Biologia e Ciência tem uma necessidade do uso de abordagens práticas, pois a utilização de metodologias diferenciadas na aprendizagem dos alunos permite aos mesmos o desenvolvimento de forma críticas de novos conceitos. O estágio supervisionado permite ao graduando em licenciatura a oportunidade de ousar nos recursos didáticos e propor novas práticas educativas como o uso de atividades lúdicas e aulas práticas para observar o desenvolvimento dos alunos, pois essas atividades aguçam o censo de criatividade do