análise organizacional
A partir da dinâmica "Ou todos salvam ou todos morrem" identificaremos abaixo alguns fundamentos do comportamento em grupo: Papel ( conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social), na atividade em sala, destacamos o papel do aplicador- professor - que deu o comando e distribuiu os recursos para realização do trabalho; o papel de trocar as balas por outros recursos - a aluna Amanda - e de cada aluno em participar ativamente nos subgrupos na troca dos recursos.
Normas ( padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados pelos membros do grupo) na atividade , cada aluno deveria agir rapidamente para identificar as cores e formar o conjunto necessário para a troca por um pirulito(sobrevivência)
Status ( uma posição social definida, atribuída pelas pessoas a um grupo ou membro de um grupo) no nosso caso temos o exemplo da Amanda que se prontificou para exercer o status de "trocadora de vidas", exercendo uma tarefa essencial para o desenvolvimento do trabalho.
Liderança ( quase todos os grupos possuem um líder formal, que é responsável por desempenhar um papel importante para o sucesso do grupo) em nossa atividade não houve uma líder formal, todos os participantes se envolveram.
CONSIDERAÇÕES FINAIS/CONCLUSÃO
A atividade proposta para nossa turma foi importante para que o conceito de grupo fosse vivenciado, uma vez que a turma não estava preparada e o fator tempo causou pressão para que o grupo atingisse o objetivo final. Houve coesão e sinergia, cada um exercendo um papel com o intuito de sobreviver.
Ao iniciarmos as atividades, a turma paralisou diante dos obstáculos, faltou uma liderança para pensar as estratégias e divisão das atividades em subgrupos. Após tentativas e erros os membros se uniram e deram sugestões para encontrar alternativas para um melhor desempenho .
Ao final da