Análise Organizacional
DANIELA PEREIRA CARPES
ANÁLISE ORGANIZACIONAL NUMA ABORDAGEM SISTÊMICA: da identificação da problemática organizacional à indicações de alternativas de soluções.
São José
2009
O presente position paper tem por objetivo apresentar um estudo sobre o processo de desenvolvimento de programas de análise organizacional, tendo como base o enfoque sistêmico, proposto por Homero Catão Maribondo da Trindade e Maria de Fátima Fernandes M. Catão, no artigo “Análise Organizacional numa Abordagem Sistêmica: da identificação da problemática Organizacional à indicações de alternativas de soluções”. Tem como foco principal nos mostrar que para a solução de um determinado problema deve-se aplicar uma abordagem sistêmica, ou seja, dar uma atenção ao todo a fim de utilizar a melhor alternativa de correção.
A análise organizacional é um processo freqüentemente utilizado no dia-a-dia das empresas, pois é através deste diagnóstico que se identificam os problemas organizacionais e suas soluções. Este procedimento é aplicado com o intuito de estudar as filosofias da empresa para alcançar objetivos, dentre eles, questões de comunicação principalmente.
Objetivando melhores resultados, algumas organizações utilizam o enfoque sistêmico. Esta visão sistêmica consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre elas. Porém, infelizmente, na maioria das organizações esta visão é focada de maneira restrita, ou seja, apenas no problema, conforme crítica no artigo.
Concordamos com o autor, quando ele menciona que não devemos considerar um problema isoladamente, mas sempre procurar suas fontes em outros sistemas relacionados (ambiente interno e ambiente externo), isto porque eles têm grande influência nos resultados e se não possuirmos uma visão sistêmica iremos obter algumas soluções que se tornarão grandes problemas.
No decorrer, apresentamos a importância da análise organizacional e do