Capacitor e Capacitância
Resumo
Realizamos a montagem de dois circuitos, um em série e um em paralelo, utilizando dois capacitores de 100V e um conector com ponte eletrica, com o auxilo de um multímetro determinamos a voltagem dos circuitos. Tendo assim um resultado de valor diferente nas voltagens obtidas separadamente.
Introdução O trabalho foi em cima dos conceitos de Capacitores e Capacitância, usando todas as formas possíveis de se trabalhar. O capacitor também pode ser chamado de condensador, que tem como função principal armazenar cargas elétricas, isso por ele ser um dispositivo de circuito elétrico e consequente armazenar também energia elétrica. O fato de os capacitores têm de armazenar cargas elétricas na forma de campo eletrostático, é denominada como capacitância (C), e ela é indiretamente proporcional a diferença de potencial (V), e diretamente proporcional a quantidade de carga existente entre as placas do capacitor. Tudo dada pela forma:
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Capacitores: são dispositivos que têm por função armazenar cargas elétricas, são compostos dois condutores isolados um do outro carregados eletricamente e com uma diferença de potencial entre eles. Capacitância: é a capacidade dos capacitores em armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático. O valor da capacitância é diretamente proporcional ao módulo das cargas em uma das placas e inversamente proporcional a diferença de potencial (voltagem) nas placas do capacitor, a unidade de medida é Farad (F). Circuito Elétrico: um circuito elétrico é formado pelos fios que efetuam as interligações entre os componentes e a fonte de alimentação.