F sica Geral e Experimental II associa o com capacitores
As Associações com Capacitores
Sorocaba
2010
O equivalente de uma associação em série de capacitores
1.1.Material Utilizado :
* 01 Quadro eletro eletrônico CC e AC vertical com painel isolante transparente
* 02 Conectores com capacitores de 2,2µF
* 01 Conector com ponte elétrica
* 01 Cabo para capacímetro
2.1. Objetivo da Experiência :
Esta experiência tem como objetivo, medir a capacitância de um capacitor,associar capacitores em série, medir a capacitância equivalente de uma associação de capacitores em série e calcular a capacitância equivalente de uma associação de capacitores em série. 3.1. Resumo Teórico :
O capacitor é um dispositivo formado por duas placas paralelas , contendo um material dielétrico entre elas,sua característica principal é que quando aplicada uma diferença de potencial a essa placas, acumulam uma quantidade de cargas elétricas sendo valor proporcional á diferença de potencial aplicada.
A carga q e a diferença de potencial V para um capacitor são proporcionais uma á outra.Isto é , q = CV
A constante de proporcionalidade C,cujo valor depende da geometria das placas,é chamada de capacitância do capacitor.
A unidade SI de capacitância é o coulomb por volt. Esta unidade ocorre tantas vezes que damos a ela um nome especial, o farad (F), uma unidade muito grande como microfarad
(1 µF =
F ) e o picofarad ( 1pF =
F ) são as unidades mais convenientes na prática. Dizemos que capacitores combinados estão ligados em série, quando uma diferença de potencial aplicada através da combinação é a soma das diferenças de potencial resultante através de cada capacitor.
4.1. Procedimento Adotado :
De acordo coma figura que nos auxiliou, conectamos no quadro eletroeletrônico a ponte elétrica nos bornes D1 e E1,o capacitor C1 aos bornes A1 e A2, o capacitor C2 aos bornes H1 e H2,o capacímetro aps bornes D2 e E2 e a ponte elétrica aos bornes D1 e
E1.
Após a montagem e com o multímetro ajustado para medir capacitâncias,