Capacitores
_1. Introdução
Capacitores são dispositivos cuja função é armazenar cargas elétricas.
Consiste de duas placas condutoras, colocadas lado a lado, separados por um material ou meio isolante chamado dielétrico.
A propriedade que estes dispositivos têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático é chamado de capacitância C.
A capacitância é medida pelo quociente da quantidade de carga (q) armazenada pela diferença de potencial ou voltagem (v) que existe entre as placas:
C = Q / V
Pelo sistema internacional (si), um capacitor tem a capacitância de um Farad (f) quando um Coulomb de carga causa uma diferença de potencial de um volt entre as placas.
O Farad é uma unidade de medida considerada muito grande para circuitos práticos, por isso, são utilizados os submúltiplos: " microfarad (uF), nanofarad (nF) ou picofarad (pf).
Microfarad (uF) = 0,0000001 Farad ou 1. 10-6 F.
Nanofarad (nF) = 0,000000001 Farad ou 1. 10-9 F.
Picofarad (pf) = 0,000000000001 Farad ou 10-12 F.
1.1. Esquema básico de um capacitor de placas planas paralelas
_2. Tipo de Capacitores
Capacitores são frequentemente classificados de acordo com o material usado como dielétrico. Os seguintes tipos de dielétricos são usados: cerâmica (valores de 4,7 pf até 2,2 uF) poliestireno (geralmente na escala de picofarads) poliéster (de aproximadamente 1 nF até 1 uF) polipropileno ( baixa perda, alta voltagem, resistente a avarias) tântalo (compacto, baixa voltagem, capacitância aproximada até 100 uF) eletrolítico (de alta potência, muita perda, valores de 1 uF até 10.000 uF) ar (muito utilizados em sintonizadores de rádio e outros aparelhos de radio freqüência)
_3. Capacitores e suas marcações
Alguns capacitores apresentam uma codificação um pouco estranha para os técnicos experientes e para os técnicos novatos, difícil de compreender. Apresentaremos a seguir marcações que aparecem em diversos formatos e tipos de capacitores:
3.1.