Eletromecanica
SENAI/VIDAL RAMOS
TECNICO EM ELETROMECÂNICA
CAPACITORES CC
JOANICE DOS ANJOS
Trabalho de Eletricidade 1
Vidal Ramos / SC
2013
CAPACITORES CC
Trabalho do Curso Técnico em Eletromecânica do Serviço de Aprendizagem Industrial – SENAI em Vidal Ramos – como requisito da matéria de Eletricidade 1. Professor .
Vidal Ramos / SC
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 CONCEITO 5
3 DEFINIÇÃO DE CAPACITÂNCIA 5
4 SIMBOLOGIA 6
5 ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES 6 5.1 Associação em série. 6 5.2 Associação em paralelo. 7
4. CONCLUSÃO 7
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
O capacitor se parece um pouco com uma bateria. Embora funcione de maneira totalmente diferente, tanto os capacitores como as baterias armazenam energia elétrica. Como sabemos uma pilha (ou bateria de modo mais genérico) possui dois polos (ou terminais). Dentro da pilha, reações químicas produzem elétrons em um terminal e absorvem elétrons no outro. O capacitor é um dispositivo muito mais simples, e não pode produzir novos elétrons, ele apenas armazena. Neste trabalho, vamos adquirir conhecimentos sobre os capacitores CC, a definição de capacitância, sua simbologia, regras de associação em serie e paralelo e por fim a aplicação dos capacitores na pratica.
CONCEITO
O Capacitor é um dispositivo útil para armazenar carga elétrica e energia é basicamente construído de duas placas ligadas a dois terminais e o dielétrico e pode armazenar energia. O dielétrico é o material colocado entre as placas do capacitor. Isolantes ou dielétricos são caracterizados pelo fato de possuírem poucos elétrons livres, isto é, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo. Sem a