Relat Rios DE ORG NICA
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A determinação da umidade ou de água higroscópica é a verificação da quantidade de água presente em determinado produto. Para determinar essa umidade, pode-se utilizar do método de análise gravimétrica.
A análise gravimétrica, ou análise quantitativa ponderal, é o processo de isolar e de pesar um elemento ou um composto definido de um elemento, na forma mais pura possível. O elemento, ou o composto, é separado de uma amostra pesada da substância sujeita à análise. Uma grande parte das determinações na análise gravimétrica refere-se à transformação do elemento, ou do radical a ser determinado, um composto estável e puro, que possa ser convertido, com facilidade, numa forma apropriada para a pesagem. O peso do elemento, ou do radical, pode então ser calculado facilmente a partir do conhecimento da fórmula do composto e das massas atômicas relativas dos elementos constitutivos.
A análise pode ser tanto de elementos químicos isolados quanto espécies químicas. Os principais tipos de análise gravimétrica são: a gravimetria por volatilização e por precipitação química.
Os Métodos de Volatilização, ou de Desprendimento, dependem, essencialmente, da remoção de constituintes voláteis. Isto se pode conseguir de diferentes formas:
Pela calcinação ao ar ou em corrente de gás inerte;
Pelo tratamento com um reagente químico que torna volátil o constituinte que se deseja;
Pelo tratamento com um reagente químico que torna involátil o constituinte que se deseja.
A substância volatilizada pode ser absorvida numa quantidade pesada de um meio apropriado, quando a determinação for uma determinação direta, ou então se determina o peso de um resíduo remanescente da volatilização a partir da perda de peso; este método é um método indireto.
A água encontrada numa grande variedade de compostos e materiais pode está presente sob diversas formas e estar classificada em:
1. Água livre: está