Relat rio
sociologia
CONFLITO ENTRE RAZÃO E FÉ
Hallán Marimon
Jonas Ritiel Morales da Silva
Paulo Sérgio Oliveira Pereira Júnior
Bagé
2015
Hallán Marimon
Jonas Ritiel Morales da Silva
Paulo Sérgio Oliveira Pereira Júnior
CONFLITO ENTRE RAZÃO E FÉ
Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Ensino Médio em sociologia da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido.
Orientador: -----------------
Bagé
2015
RESUMO
O confronto da Fé e da Razão passou por etapas de crise e conflito em razão de posições parciais ou de definições inexatas dos temas, o que dividia os antagonistas. A análise histórica das fontes religiosas e das doutrinas filosóficas leva à atitude serena e objetiva de compreensão das diferenças. Entre as correntes culturais, cujo progresso concorreu para o melhor conhecimento da fé e da razão, destacam-se a filosofia existencial, a fenomenologia, e os nomes de Martin Heidegger e Emmanuel Lévinas. A conjunção desses fatores favoráveis faz com que hoje predominem na cultura a busca objetiva da verdade e mais estima da liberdade. Superam-se as antigas crises e as antinomias e afirma-se a visão compreensiva das diferenças entre Fé e Razão, Religião e Secularidade.
Palavras-chave: Fé, Razão, Religião, Teologia, Filosofia, Cultura, Tradição, Progresso, Equívoco, Compreensão.
ABSTRACT
The clash of Faith and Reason went through stages of crisis and conflict due to partial positioning or inaccurate definitions of issues, which divided the antagonists. A historical analysis of the religious sources and philosophical doctrines leads to serene attitudes and to an objective understanding of the differences. Among the cultural currents which progress contributed to a better understanding of Faith and Reason, it can be highlighted the existential philosophy, phenomenology, as well as the names of Martin Heidegger and Emmanuel Lévinas. The combination of these