Produ o mais limpa
PmaisL
Introdução
O princípio básico da metodologia de Produção mais Limpa
(PmaisL) é eliminar a poluição durante o processo de produção, não no final. A razão: todos os resíduos que a empresa gera custaram-lhe dinheiro, pois foram comprados a preço de matéria-prima e consumiram insumos como água e energia. Uma vez gerados, continuam a consumir dinheiro, seja sob a forma de gastos de tratamento e armazenamento, seja sob a forma de multas pela falta desses cuidados, ou ainda pelos danos à imagem e à reputação da empresa
• Todas as matérias-primas, água e energia que entram na empresa são transformadas em produto que vai ser vendido ou saem da empresa como resíduos sólidos, efluentes líquidos ou emissões atmosféricas, os quais devem ser tratados. Então, quanto menos resíduos forem gerados, menores os custos de tratamento. • Importante! O que faz a diferença é acrescentar aos custos ambientais de tratamento o valor que você pagou pelas matérias-primas que, depois de empregadas no processo produtivo, foram transformadas em resíduos. Isso vai ajudar você a lembrar que todos os resíduos que estão sendo gerados pela sua Empresa foram anteriormente adquiridos com preço de matéria-prima.
Exemplos
• Grãos com impurezas: as impurezas têm preço de grãos pois esses são comprados por peso.
• Chapas ou barras de aço para fabricação de peças: os cavacos gerados foram pagos pelo preço de matéria-prima (chapas ou barras de aço).
A P+L
• A P+L aplica-se a processos, produtos e serviços. Aos processos, através da conservação de matérias-primas, água e energia, eliminação de matérias-primas tóxicas e redução, na fonte, da quantidade e toxicidade das emissões e dos resíduos gerados; aos produtos, pela redução dos seus impactos negativos ao longo de seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até a sua disposição final; aos serviços, pela incorporação das questões ambientais em suas fases de planejamento e execução.
A METODOLOGIA
PARA A