Relat Rio
Relatório de Laboratório
Física Experimental
Curso: Engenharia
Disciplina: Física Experimental III
Titulo da experiência:A resistência elétrica, resistência ôhmica e não ôhmica, lei de Ohm.
Equipe:
Jéssica Furtado Novaes
Cristiane Guimarães de Carvalho
Lorena Gervásio Gonçalves
Patrícia Danieli Tinelo Vasco
1. Resumo
Esse experimento foi realizado para analisar que a resistência elétrica mede a propriedade dos materiais de oferecer resistência a passagem de corrente elétrica.
Foi utilizado uma fonte de alimentação de corrente contínua ligada a uma chave on/off, um multímetro e um painel para associação de resistores, interligados em série. Foram observadas as alterações da corrente (medida em ampères) conforme era alterada a tensão na fonte de alimentação.
Para esse processo foi utilizado um resistor de 100 Ohms, neste processo a energia elétrica é dissipada, geralmente, na forma de calor. Assim um resistor corresponde a qualquer dispositivo que dissipe energia elétrica.
Resistores em que a diferença de potencial (d.d.p.) aplicado, é proporcional a corrente elétrica (I) são chamados resistores ôhmicos, para eles a relação entre ddp e corrente é constante e chamada de resistência elétrica (R), embora nem todos os resistores se comportem desta maneira.
2. Introdução
A lei de Ohm não é uma lei fundamental, mas sim uma forma de classificar certos materiais. Os materiais que não obedecem a lei de Ohm são ditos seres não ôhmicos.
No começo do século XIX, Georg Simon Ohm (1787-1854) mostrou experimentalmente que a corrente elétrica, em condutor, é diretamente proporcional a diferença de potencial V aplicada. Esta constante de proporcionalidade é a resistência R do material. Então de acordo com os experimentos de Ohm, temos que: VAB = R x i, a qual é conhecida como "Lei de Ohm". Muitos físicos diriam que esta não é uma lei, mas uma definição de resistência elétrica. Se nós queremos chamá-la de Lei de Ohm, deveríamos então