fichamento
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE CATALÃO
TRABALHO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
CATALÃO – GO
2015
Modernidade e Modernismo
O modernismo foi um movimento literário e artístico do século xx, é um movimento estético que vem oscilando de um lado para o outro. A vida moderna é caracterizada por enfermidade e mudança, Berman diz que “há uma modalidade de experiência vital, que é uma experiência de espaço e do tempo, de possibilidade e perigos, que no mundo atual é partilhada por homens e mulheres”. Baudelaire escreveu em seu artigo “é o transitório, o fugidio, o contingente, é uma metade da arte, sendo outra o eterno e o imutável”.
A modernidade está a cada dia mais sofrendo mudanças e está de fato tão permeada pelo sentido do fugindo e efêmero, que não respeita o passado e enfrenta um turbilhão de mudanças, o “eterno e o imutável”. Os pensadores iluministas desenvolveram um projeto de modernidade intelectual “para desenvolver a ciência objetiva, a moralidade a lei universal e a arte autônoma nos termos da própria lógica interna destas”. A ideia era usar o acúmulo de conhecimento gerado por muitas pessoas trabalhando livre e criativamente em busca de emancipação humana e do enriquecimento da vida diária. O pensamento iluminista abraçou a ideia do progresso e buscou ativamente a ruptura com a história e tradição esposada pela modernidade, os pensadores iluministas acolheram o turbilhão de mudanças e viram a transitoriedade, o fugido e o fragmentário como condição necessária por meio da qual o projeto modernizado poderia ser realizado. Há suspeita de que o projeto do Iluminismo estava fadado a voltar-se contra si mesmo e transformar a busca da emancipação humana num sistema de opressão universal em nome da libertação humana.
Marx, que em muitos aspectos era filho do pensamento iluminista, buscou transformar o pensamento utópico numa ciência materialista ao mostrar que a emancipação