Relat Rio F Sica I
UNICARIOCA
MRU e MRUA
RIO DE JANEIRO
2015
Sumário
1.0 Introdução 2
1.1 Introdução MRU 2
1.2 Introdução MRUA 2
2.0 Desenvolvimento 3
2.1 Objetivo 3
2.1.1 Objetivo MRU 3
2.1.2 Objetivo MRUA 3
2.2 Materiais utilizados 4
2.3 Montagem do experimento 4
2.4 Análises 5
2.4.1 Análise MRU 5
2.4.2 Análise MRUA 7
3.0 Conclusão 10
3.1 Conclusão MRU 11
3.2 Conclusão MRUA 11
4.0 Referências bibliográficas 12
1.0 Introdução Um dos propósitos da física é estudar o movimento dos objetos: a rapidez com que se movem, por exemplo, ou a distância percorrida em um dado intervalo de tempo. Os engenheiros da NASCAR são fanáticos por esses aspectos da física quando determinam o desempenho dos seus carros antes e durante uma corrida. Os médicos necessitam dessa física para mapear o fluxo de sangue em um paciente quando examinam uma artéria parcialmente obstruída, e motorista a usam para tentar reduzir a velocidade e escapar de uma multa quando percebem que existe um radar à frente.
1.1 Introdução MRU Movimento retilíneo uniforme (MRU) pode ser definido como aquele em que o móvel tem velocidade escalar instantânea constante, coincidindo com a velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado. Pode-se dizer ainda que, em movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
Figura 1 - Gráfico referente ao movimento retilíneo uniforme (MRU) de um móvel.
Fonte: www.alunosonline.com.br/upload/conteudo/images/grafico(1).jpg (2015)
1.2 Introdução MRUA
Movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA) é, portanto, aquele movimento em que a velocidade escalar sofre variações sempre iguais em intervalos de tempos iguais. Em consequência, a aceleração escalar instantânea do movimento é constante. A aceleração escalar média, portanto, é igual à aceleração escalar em qualquer instante.
Figura 2 – Deslocamento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA) de um