1 Relat Rio De Lab F Sica I
Instituto de Física
Laboratório de Física
PÊNDULO SIMPLES – ACELERAÇÃO LOCAL DA GRAVIDADE
Alunos:
Emidio Tonetti Ribeiro
Renato de Sousa Almeida
Cursos:
Engenharia de Computação Matemática
Professo:
Goiânia, 16/04/2015
I. INTRODUÇÃO
O pendulo simples é um experimento utilizado para se verificar a aceleração da gravidade local. É composto por um corpo e um fio ideal inextensivo de massa desprezível em relação à do corpo. Quando o corpo preso pelo fio fixo é deslocado de sua posição vertical inicial é abandonado de uma segunda posição, no qual seu eixo faz um pequeno ângulo em relação à posição inicial (Figura 1), este origina uma oscilação resultante das forças de tração (exercida pelo fio) e da gravidade atuantes no corpo.
A partir dessa oscilação obtemos a gravidade (g) em função do período (T) e do comprimento do fio (L) como na equação (I) mostrada abaixo, podemos observar que o período de oscilação do pendulo não depende da massa do corpo preso ao fio.
II. METODOLOGIA EXPERIMENTAL
Os materiais utilizados para realizar o experimento foram: fio, corpo cilíndrico, suporte para o pêndulo, fita métrica e cronometro. Para que a experiência fosse concebida em local com poucos recursos levantamos algumas hipóteses: fio inextensível, massa do fio desprezível, torção do fio desprezível, não há forças dissipativas no sistema e o ângulo de onde pêndulo é solto para oscilar é considerado pequeno (< 10º).
No experimento uma das extremidades do fio foi fixada no suporte e na outra pendurada o corpo. Dois comprimentos diferentes de fio (102 cm e 122 cm) foram utilizados no decorrer do experimento cada um para gerar um grupo de vinte medições de tempo cada medição com cinco períodos, posteriormente dividida por cinco.
Para se calcular a aceleração da gravidade local a partir dos dados obtidos com o experimento utilizaremos as equações (II) e (III) listadas abaixo onde u(n) é a