1 Relat Rio De F Sica I
Campus Stª Cruz
Disciplina: Física experimental I Experiência: Desvio de medidas
Nome: Rômulo Antônio de Amorim Maia. Engenharia de Petróleo.
Introdução
O trabalho tem como finalidade encontrar o desvio médio, ou seja, uma tolerância para uma determinada grandeza física. Para chegar ao valor utilizamos o experimento medidas de grandezas físicas, utilizando uma régua de 300 mm de comprimento e a fórmula da média e do desvio padrão. Quando realizamos uma medida deve-se determinar a exatidão do valor encontrado, pois pode haver erros sistemáticos que ocorrem quando há falhas no método empregado, defeito dos instrumentos, erros acidentais que ocorrem quando há imperícia do operador e erro de leitura da escala utilizada etc.
Objetivo
A prática teve por objetivo determinar os erros obtidos nas medições de uma folha de papel A4 medida em sala de aula, aprender o uso de instrumentos (régua de 300 mm), avaliar erros de medidas e como estes se propagam em expressões Matemáticas, determinar a média e o desvio padrão.
Para atingir estes objetivos determinaremos uma série de medidas de uma folha de papel A4 medindo sua dimensão lateral n vezes.
Embasamento teórico
Um dos princípios básicos da física é que não se consegue medir uma grandeza física com precisão absoluta, ou seja, “qualquer medição, por mais bem feita que seja, é sempre aproximada”.
A partir do momento que fazemos as medições deve-se adotar um valor que melhor represente a grandeza e uma margem de erro dentro da qual deve estar compreendido o valor real. Do ponto de vista de teoria de erros, costuma-se idealizar que toda grandeza física possui um valor bem definido, ou exato. Quando se repete várias vezes a medição de uma grandeza, na maioria das vezes os sucessivos resultados não coincidem. Os novos valores da grandeza podem diferir muito pouco