Relat Rio De A Arte Da Guerra
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
RELATÓRIO SOBRE “A ARTE DA GUERRA”
Guarabira,
2015
No documentário utilizado como base para este relatório, procura-se apresentar um pouco da história de Sun Tzu, como também seus ensinamentos presentes no livro A arte da guerra. Além disso, comprova a influência destes em várias vitórias ocorridas em guerras importantes que aconteceram ao longo da história.
Inicialmente, mostra-se a história da maior proeza de Sun Tzu - um guerreiro, filósofo e estrategista em guerras – quando é chamado pelo rei de Wu para que o ajudasse a vencer os guerreiros de Chu que se encontravam em uma grande vantagem numérica e planejavam dominar seu território. Diante do desafio, Sun Tzu afirma que a vitória é certa.
Contudo, o Rei queria uma prova de sua capacidade, e perguntou se poderia transformar as gueixas de seu palácio em mulheres guerreiras. Foi o que Sun Tzu fez, infelizmente tendo que sacrificar duas delas, as quais deu o cargo de oficiais, pois não respondiam as suas ordens. Neste instante faz menção a uma de suas lições: se as ordens do general fossem claras e não fossem obedecidas, a culpa é dos oficiais. A partir deste episódio, o Rei de Wu deixou o seu exército sob o comando do filósofo Sun Tzu.
Utilizando-se de inteligência, conhecimento sobre o inimigo (pontos fortes e fracos), ataques indiretos, surpresa, manobras e engodo, Sun Tzu conseguiu uma vitória inesperada contra as tropas de Chu, confrontando, no território inimigo, com trinta e dois mil homens, um exército dez vezes maior. Como ele mesmo escreveu: “Na guerra, a superioridade numérica apenas, não oferece nenhuma vantagem.”
Como havia dito anteriormente, os ensinamentos de Sun Tzu possuem grande repercussão em guerras que ocorreram muito tempo depois. Primeiramente na Guerra do Vietnã, onde claramente os Estados Unidos possuíam um poderio bem maior, e mesmo assim não conseguiram vencer. Sun Tzu