Relat Rio 6 Quali
Química Analítica Qualitativa é um segmento da química analítica onde a substância é analisada de acordo com a identidade dos seus constituintes, não interessado nas quantidades dos constituintes e sim saber se substâncias estão presentes ou não na amostra. O outro segmento da química analítica é quantitativa, a qual pretende-se analisar a quantidade de espécies químicas presentes na amostra analisada. E os resultados dessa são expressos em forma de números. Na química analítica qualitativa, os cátions são classificados em 5 grupos, dependendo de suas características na reação com determinados reagentes, o Grupo I são os cátions Ag+, Hg22+, e Pb2+, eles são classificados nesse grupo pelo fato de serem cloretos insolúveis, usando como reagente ácido clorídrico. O Grupo II A são os cátions Hg2+, Pb2+, Bi3+, Cu2+ e Cd2+, os quais são insolúveis em meio alcalino. Os íons deste grupo formam sulfetos escassamente solúveis que são precipitados quando uma solução moderadamente acida e saturada com H2S. Por causa da solução moderada do PbS, o íon chumbo (II) é um membro deste grupo, bem como Grupo I. O Grupo II B são os cátions Sb3+, Sn2+ e As3+, os quais são solúveis em meio alcalino.
Os reagentes usados para classificação de cátions mais comuns são o ácido clorídrico, o ácido sulfúrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio, A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitado. Por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos.
Grupo I- Os cátions deste grupo formam precipitados com ácido clorídrico diluído. Os íons deste grupo são: chumbo, mercúrio (I) e prata.
Grupo II - Os cátions deste grupo não reagem com ácido clorídrico, mas formam precipitado com ácido sulfídrico em meio ácido mineral diluído. Os íons desse grupo são: mercúrio (II), cobre, sulfeto, cádmio, chumbo, arsênio, estanho e