PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA OS RECURSOS HÍDRICOS
COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA OS RECURSOS HÍDRICOS
Sara M. Sousa Nogueira1; Marcos Rodrigues Pinto2; Francisco Suetônio Bastos Mota3
RESUMO – O tema Educação Ambiental ganhou maior relevância a partir do ano de 1972 com a Conferência de Estocolmo. No Brasil, as discussões a respeito do assunto ganharam notoriedade desde a ECO 92. O papel da comunicação social na disseminação de uma consciência global dos problemas do meio ambiente é fundamental. Apresentamos um panorama sobre a educação ambiental e comunicação social, enfatizando a área de recursos hídricos, traçando-se críticas e sugerindo-se alternativas para a efetividade desse conjunto de ações.
ABSTRACT – Environmental Education have gained more importance since Stockholm Conference, in 1972. Discussions about Environmental became more relevant since ECO 92. Media have a fundamental role to disseminate a global consciousness about environmental problems. We show a panorama about both themes, giving focus on water resources area. We too present some critics and suggestions for effectiveness of this set of actions.
Palavras-Chave: Educação ambiental; Comunicação social; Recursos hídricos.
1. INTRODUÇÃO
Segundo Ribeiro (2001) as discussões sobre o meio ambiente têm sua origem no início do século XX, quando o Reino Unido propôs uma conferência internacional sobre o controle da caça de animais silvestres. No entanto, uma preocupação maior teve lugar quando, em 1935, sobre o vale do rio Meuse (França), observou-se uma densa nuvem de poluentes. Nesse período foi observado um aumento na procura por serviços médicos devido a problemas respiratórios. O governo local, então, determinou a suspensão das atividades industriais na região, do que resultou uma diminuição nos problemas de saúde naquela população. Desde então passou-se a associar a poluição a danos à saúde da população humana.
Os problemas envolvendo o meio ambiente ganharam crescente notoriedade