roteiro de elaboracao de projetos ambientais
1 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO
NOME DO PROJETO
Utilize nomes curtos e objetivos com até 20 caracteres – que facilitem a comunicação do projeto.
LINHAS DE ATUAÇÃO – Indique a linha de atuação, de acordo com o objetivo geral do projeto. Embora os temas sejam interligados, é preciso escolher apenas a linha de atuação principal, como forma de viabilizar o acompanhamento dos indicadores estabelecidos para cada uma delas.
A. Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos:
•
Reversão de processos de degradação dos recursos hídricos;
•
Promoção e práticas de uso racional de recursos hídricos.
B. Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce.
C. Fixação de carbono e emissões evitadas com base na:
•
Reconversão produtiva de áreas;
•
Recuperação de áreas degradadas;
•
Conservação de florestas e áreas naturais
Essas 03 linhas permitem a execução de ações como:
A. Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos:
•
Reversão de processos de degradação de recursos hídricos, tais como: recuperação e preservação de nascentes, mananciais e cursos d’água; desassoreamento e controle de erosão; uso e ocupação do solo visando à proteção de mananciais; recomposição de rede de
1
drenagem natural; recomposição de vegetação ciliar; preservação e recuperação da capacidade de carga de aqüíferos subterrâneos; ações de melhoria da qualidade da água.
•
Promoção e práticas de uso racional de recursos hídricos, tais como: ações de racionalização do uso da água; promoção dos instrumentos de gestão de bacias; mobilização, planejamento e viabilização de usos múltiplos.
B. Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce: ampliação do conhecimento técnico sobre as espécies; uso não letal das espécies; atenuação e adaptação às pressões ambientais; conservação e gestão sustentável dos recursos naturais; atuação integrada de projetos de conservação da