Projeto de investimento
ROTEIRO A – EMPRESARIAL
ORIENTAÇÕES GERAIS
Sr. Empresário,
Com o presente Roteiro, o Banco do Brasil pretende oferecer-lhe instrumento adequado para verificação da viabilidade econômico-financeira do seu empreendimento. Trata-se de ferramenta para seu uso pessoal, bem como vem a atender a um dos parâmetros que o Banco utiliza para analisar eventual apoio financeiro ao negócio. Solicitamos sua atenção para os seguintes fatos:
1)
O projeto de investimento não deve ser entendido como meio de se obter empréstimos bancários e, sim, como ferramenta de planejamento que deve ser utilizada para atestar a viabilidade econômico-financeira do empreendimento. 2)
O presente roteiro não é um simples formulário, mas um guia a ser seguido por profissional experiente na área de projetos, podendo ser adaptado a cada caso, com enriquecimento de informações ou supressão de dados, quando couber. Caso já possua projeto de investimento, que contemple os dados e as informações requeridos neste roteiro, adaptados de acordo com a natureza do negócio, o mesmo poderá ser encaminhado. Além disso, poderá ser enviado, complementarmente, outras projeções efetuadas para a empresa (Balanços, DRE’s etc.) e outros indicadores econômico-financeiros projetados (Dívida
Líquida/EBITDA, Índice de Cobertura do Serviço da Dívida – ICSD, entre outros).
3)
O Banco do Brasil não indica consultores, pessoas físicas ou jurídicas como intermediários para facilitar, agilizar ou aprovar operações de crédito. A escolha de pessoas habilitadas para a elaboração de projetos é de inteira responsabilidade dos interessados, bem como as conclusões a que chegar com o uso deste roteiro. 4)
A participação do Banco em qualquer empreendimento geralmente é parcial, devendo os investidores responsabilizarem-se pela complementação do orçamento com recursos próprios, que deverão ser aportados na forma de aumento de capital social, quando