Conceitos E Consultas Sobre Try Catch Throw Handling Error Merge Pivot E Unpivot
3770 palavras
16 páginas
União Das Escolas Superiores De RondôniaFaculdade Interamericana De Porto Velho
Banco de Dados II
Prof. Hudson Barbosa
Acadêmico Fernando Rafael V. dos Santos
Anderson Lourenço Jacone
Conceitos e Consultas sobre Try Catch/Throw, Handling Error, Merge, Pivot e Unpivot.
Porto velho
26/11/2014
Os bancos de dados relacionais representam, sem sombra de dúvidas, um mecanismo de fundamental importância nas organizações. Projetados para o armazenamento de grandes volumes de informações num formato estruturado, estes repositórios fornecem meios para a condução das operações cotidianas nos mais variados segmentos. A partir de bases relacionais é possível também a geração de diversas análises sob a forma de relatórios, sendo este um importante instrumento no controle e gerenciamento das atividades dentro de uma companhia.
A construção de relatórios implica muitas vezes na necessidade de transformar os dados provenientes de tabelas relacionais, viabilizando com isto a obtenção de informações que atendam a necessidades específicas de um grupo de usuários.
TRY/CATCH E THOW Os comandos TRY/CATCH são utilizados para controlar erros em grupos de comandos do SQL Server.
O comando TRHOW apresenta uma mensagem de erro de forma personalizada, como também, que erros do SQL possam ser retornados na aplicação do usuário de forma amigável.
Caso não exista ou não seja identificado á declaração de um bloco TRY/CACTH a instrução de processamento do comando THROW ou sua sessão será encerrada.
O exemplo a seguir mostra um TRY/CATH sendo executado dentro de uma Procedure contendo o comando THROW.
Exemplo:
--Criando a Procedure TesteTryCatch, para teste o Try Catch
CREATE PROCEDURE TesteTryCatch (@nr_documento NUMERIC(14), @nm_cliente VARCHAR(60))
AS
BEGIN BEGIN TRANSACTION BEGIN TRY INSERT INTO Cliente (nr_documento, nm_cliente) VALUES(@nr_documento, @nm_cliente); COMMIT TRANSACTION PRINT 'Cliente inserido com sucesso!' END TRY