C H A
Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Atitude é o modo de proceder, de agir, o comportamento. Assim sendo, podemos afirmar que a parte mais importante da competência está na nossa postura. A capacidade empreendedora, foco em resultados, tomada de decisão, negociação, liderança, criatividade são alguns dos anseios que a organização tem em relação a seus colaboradores.
Evidente que precisamos de profissionais com foco em resultados, hábeis negociadores, criativos, empreendedores, que saibam trabalhar sob pressão, mas precisamos urgentemente de líderes com comportamentos que impactem mais significativamente nos negócios ou, pelo menos, dar às competências conotações mais acentuadas.
Hoje em dia o mercado de trabalho procura pessoas com qualificações e estudos, mas de acordo com pesquisas realizadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) ela revela que 69% das 1.616 empresas que foram consultadas, alegam que faltam trabalhadores qualificados. Com essa escassez dos profissionais qualificados com tudo atingi diretamente a indústria brasileira, afetando-a produtividade e a qualidade, apontou o estudo.
Competência é baseada em três dimensões conhecimento, habilidade e atitude, englobando não somente as questões técnicas, mas também de cognição, necessárias à execução de um determinado trabalho.
A junção das três iniciais (CHA) é tudo o que uma função/cargo de uma empresa exige para que o serviço/produto seja bem administrado e de boa qualidade:
C= Saber “knowledge” (conhecimentos adquiridos na vida, escolaridade, conhecimentos técnicos, cursos gerais e especializações). Ex: Conhecimento da concorrência e técnicas de negociação. - O gestor precisa conhecer o negocio, conhecendo passo a passo do negocio, ele jamais deve desconhecer de algum processo ou procedimento da empresa. São as exigências dos novos tempos! Mc Cauley, em 1989, já havia elencado o “aprender depressa”, como uma das dezesseis