H e C o que sociologia
Faculdade do Gama - FGA
Curso de Engenharia
Disciplina: Humanidades e Cidadania
Profª. Drª. Valéria Gentil Almeida
Profª. Drª. Sandra Maria Faleiros Lima
Turma: C 1º/2015
Estudante: Yasmin da Costa Ferreira - 15/0048777
Resenha de texto
Martins, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 38ª ed. - São Paulo Brasiliense, 1994, (Coleção primeiros passos).
“Este livro parte do princípio de que a sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista. A trajetória desta ciência tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases.” (p.3).
O século XVIII, século das revoluções, foi um marco para o estudo da sociedade. Com todo um cenário propício, repleto de mudanças sociais, econômicas e políticas culminaram para o surgimento da sociologia, que só seria oficialmente inaugurada um século mais tarde.
As Revoluções Francesa e Industrial representaram mudanças nos campos políticos e econômicos, respectivamente. O sucesso e reflexão dessas revoluções provocaram profundas mudanças nas estruturas sociais e mostrando ao mundo um novo modelo de sociedade, a sociedade capitalista.
Esse novo molde social trazia consigo longas jornadas de trabalho, destruição das pequenas propriedades, massificação da população, salários de subsistência, exploração do trabalho feminino e infantil, entre outros.
Qualidade de vida e crescimento demográfico cresciam em sentidos opostos. A miséria e as doenças tomaram conta da população.
A partir de então a população começou a constituir uma consciência de classe. Percebeu-se que não se tratava mais de uma luta de pobres contra ricos, mas sim, de uma luta da classe explorada contra a classe exploradora.
Esse cenário colocou a sociedade nos foco de análises e estudos sociais. Com objetivo - não de apenas observar - mas, para possibilitar ações transformadoras das condições sociais.
“... os