Novo C digo Florestal e a atual Crise H drica

281 palavras 2 páginas
Novo Código Florestal e a atual Crise Hídrica

O filme mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil e explica o impacto do novo Código Florestal no meio ambiente. A crise hídrica está distante do fim, mas com isso ela nos deu uma lição: Perceber o quanto dependemos dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Para que tenhamos água em qualidade e quantidade, é necessário que proteja com a vegetação nativa, nossos rios, nascentes e mananciais que abastecem os reservatórios, mas para que se protejam essas áreas é preciso que nós reconheçamos o quanto a Mata atlântica é primordial para garantir nossa qualidade de vida e nosso bem-estar.
Nos municípios da Mata Atlântica estão cerca de 72% da população brasileira, que dependem diretamente dos recursos da floresta para suas necessidades básicas, ainda sim com toda essa importância 91,5% da Mata já foi destruída.
Na região sudeste onde estamos, vemos de perto as conseqüências de toda essa destruição, especificamente no estado de São Paulo, onde a crise afeta milhares de pessoas e está de modo mais visível a população, iremos ver a seguir que essa crise hídrica de forma geral deve se agravar com as conseqüências do novo Código Florestal, aprovado em 2012
O filme mostra que medidas do código, como a redução das áreas de preservação em nascentes de rios e em suas matas ciliares, causam a estiagem, a partir de entrevistas com cientistas renomados e atividades ambientais, sendo que alguns cientistas defendem que a derrubada de matas e florestas está intimamente ligada a alteração na diminuição de chuvas no país.

Referencias: (pesquisa@folhapress.com.br)

*Mario Mantovani é diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Relacionados

  • Jornal
    28505 palavras | 115 páginas
  • Esportes na natureza
    43019 palavras | 173 páginas