Fichamento De Historia Da Enfermagem
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHAREL EM ENFERMAGEM
THAUANY BISPO DOS SANTOS
CUIDAR EXPRESSÃO HUMANIZADORA DA ENFERMAGEM
Fichamento apresentado no curso de enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina História da enfermagem e bases para o cuidado na enfermagem no 1º período, sob orientação da Prof.ª Fabiana Lopes.
Paripiranga
Março de 2015
Waldow, Vera Regina. Cuidar: expressão humanizadora da enfermagem. 3° Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: vozes, 2010. 190p.
CAPITULO 01 - Cuidado: o domínio unificador de enfermagem.
“O que se pretende colocar é que, embora não seja uma característica só da enfermagem, é nela que o cuidado se concretiza plenamente e se profissionaliza, pois ocupa o privilégio de estar “presente”.” (p. 13 e 14)
Nos dias atuais o cuidado é levado mais a sério, mesmo existindo algumas más interpretações sobre o mesmo dificultando tanto na realização da enfermagem, quanto no ensino. (p. 16)
PARECER
O capitulo expressa a maneira de cuidar relacionando as questões culturais e pessoais, ou seja, a maneira que o enfermeiro age vai de acordo com a sua cultura e seus costumes, precisando também estar bem consigo mesmo para melhor exercer a arde de cuidar. Expressando também o quão importante a enfermagem se tornou na arte do cuidado, tornando-se uma das áreas que mais o exerce e evoluindo de acordo com o tempo.
CAPITULO 2 – Visão histórica: evolução humana e o cuidado.
Os primeiros seres a praticar a medicina foram as mulheres, não porque eram as “enfermeiras” naturais de seus homens e crianças, tampouco porque realizavam os partos, mais devido à sua conexão tão próxima com o solo através da agricultura ... Pode-se-ia dizer que, através do cuidar, as mulheres expressam uma forma de ralação com o mundo. Dessa forma, ao pensar o cuidado humano como uma forma de estar, de ser e de se relacionar, as mulheres, inquestionavelmente, podem ser consideradas