Relat Rio 5 Pendulo Simples
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
FISICA EXPERIMENTAL I
EP3NA
Experimento 5: Pendulo Simples
Realizado em 17 de novembro de 2014
Professor: Tiago P. Bertelli
GRUPO:
José Ayrton Moreira Junior
NatalyGiurizatoPompermayer
Vila Velha (ES), 24 de Novembro de 2014.
1
1. OBJETIVO
● Determinar a aceleração da gravidade através do estudo do movimento de um pêndulo simples. ●Verificar a independência do período de oscilação com a massa.
1
●Determinar a aceleração da gravidade através do gráfico ω 2 × , no pêndulo simples
L
2
2. Problema de Pêndulo Simples
Neste experimento, determinou-se a aceleração da gravidade através do movimento harmônico simples (movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opõem ao deslocamento, um tipo de frequência, onde oscila a massa) de um pêndulo simples.
No pêndulo constam medidas d 2 (medida da escala fixa ao centro de massa) e a distância d1 (medida da ponta do pêndulo até a escala fixa). A medida L será o comprimento do fio (d1 + d 2 ) . A medida de X 0 (cateto oposto a abertura angular) será definida através da abertura angular de próximo a 5º, que será utilizada na medida X 0 encontrada para os experimentos feitos com a massa M g e M p (massa grande e massa pequena respectivamente).
Obtendo os experimentos, serão encontradas outras grandezas, como o t med (tempo médio) de cada etapa do mesmo; o erro operacional (erro relacionado à precisão do operador do cronômetro); erro efetivo; oδt(s)(diferença entre o maior tempo e o menor tempo obtido em cada etapa do experimento); o T(s) (tempo dividido pela média do número de oscilações de cada etapa); a determinação da gravidade através do método g 1
→ ω 2 = g → y − m * x . gráfico usando ω =
L
L
3
3. Desenvolvimento Teórico
A avaliação do erro operacional e do erro efetivo serve para reduzir o numero de oscilações no experimento, desde que o resultado fique abaixo de 1%. Para realizar este
calculo,