Relat Rio 5 Acionamentos El Tricos
Circuitos de memorização ou intertravamento
1. Introdução
O primeiro CLP surgiu em 1968 nas fábricas da General Motors nos Estados Unidos. Devido a constante necessidade de mudanças da lógica de controle segundo cada novo modelo ou modificação de carro a ser produzido. Os controladores lógicos programáveis(CLP’s) são equipamentos eletrônicos de ultima geração , utilizados em sistemas de automação flexíveis. Permitem desenvolver e alterar facilmente a lógica para acionamento das saídas em função da entrada. Desta forma, pode-se utilizar inúmeros pontos de entrada de sinal, para controlar pontos de saída de sinal (cargas).
A grande vantagem dos controladores programáveis é a possibilidade de programação, confiabilidade, facilidade de manutenção, flexibilidade e interface com outros CLP’s e computadores. Já os painéis de controle a relés necessitavam modificações na fiação, o que muitas vezes era inviável, tornando-se mais barato simplesmente substituir todo painel por um novo, além de ocuparem muito espaço e dificuldade para manutenção.
Com a utilização dos CLPs os relés foram sendo substituídos por componentes do estado sólido (transistores e circuitos integrados), mas, o CLP ainda não possuía um barramento e, portanto, sua programação ainda era feita por “jumpers”.
Posteriormente, os CLP’s foram ganhando funções adicionais como sequenciamento e intertravamento na lógica, além de outras funções como contagem, temporização, funções aritméticas e manipulação de dados.
Figura 1 – Ciclo de varredura (Scan)
2. Linguagem Ladder
A Linguagem Ladder é uma linguagem gráfica baseada na lógica de relés e contatos elétricos para a realização de circuitos de comandos de acionamentos elétricos. Sendo a primeira linguagem utilizada pelos fabricantes, é a mais difundida e encontrada em quase todos os CLPs da atual geração.
Bobinas e contatos são símbolos utilizados nessa linguagem, os símbolos de contatos programados em uma linha