relat rio 4 QL
Bruna Trindade Schlosser
Centro de Engenharias – Universidade Federal de Pelotas
Engenharia Sanitária e Ambiental
Rua Almirante Barroso, 1734 – Centro - Pelotas – RS bruna.schlosser@hotmail.com Resumo. O movimento de Queda Livre é um caso particular do MRUV, e trata-se de um movimento acelerado, que sofre a ação da aceleração da gravidade. O experimento realizado teve por objetivo determinar a posição de um móvel, em queda livre, em relação ao tempo e, com esse dado, determinar também o valor aproximado da aceleração gravitacional no local do experimento.
Palavras chave: queda livre, movimento retilíneo uniformemente variado, Aceleração da gravidade.
Introdução
O Movimento Retilíneo Uniformemente Variado ocorre quando um corpo se desloca ao longo de uma trajetória retilínea, e com uma aceleração constante. O movimento de Queda Livre é um caso particular do MRUV, e trata-se de um movimento acelerado, que sofre a ação da aceleração da gravidade.
O experimento realizado teve por objetivo determinar a posição de um móvel, em queda livre, em relação ao tempo e, com esse dado, determinar também o valor aproximado da aceleração gravitacional no local do experimento e seus respectivos desvios.
Procedimento Experimental
Os materiais utilizados para realizar o experimento foram:
Um conjunto de painel vertical;
Um corpo de prova esférico;
Sensor fotoelétrico;
Cronometro digital;
Prumo com corpo esférico;
Sensor de largada.
Figura 1. Aparelho utilizado no experimento.
O primeiro passo realizado foi medir o tempo em que uma esfera de ferro em queda livre leva para percorrer 80 cm. Para isso, utilizou-se o conjunto de painel vertical e a atividade prosseguiu da seguinte maneira: ligou-se o cronômetro digital, pressionou-se o botão do eletroímã, colocou-se a esfera na posição de largada, zerou-se o cronômetro e soltou-se o botão do eletroímã, medindo-se assim o tempo. Foram realizadas 20 medidas.
Com a variável do tempo já medida,