relatatorio dilataçao
679 palavras
3 páginas
Experimento Dilatação LinearBruna Trindade Schlosser
Centro de Engenharias – Universidade Federal de Pelotas
Engenharia de Controle e Automação Bruna.schlosser@hotmail.com
Resumo: A dilatação térmica é algo muito comum no nosso dia a dia, pois os objetos são constantemente submetidos a variações de temperatura. Na engenharia, esse fenômeno deve ser considerado na construção de algumas edificações, como por exemplo, na construção de pontes e viadutos. Essas construções costumam ser feitas em partes e, entre essas partes, existe uma pequena folga para que, nos dias quentes, ocorra a dilatação sem nenhuma resistência. Do contrário, teríamos algum comprometimento da estrutura.
Palavras chave: Dilatação térmica; Temperatura; Calor.
Introdução
A dilatação térmica linear, ou simplesmente dilatação linear, ocorre em corpos em que o comprimento é a dimensão mais importante, como por exemplo, em cabos e vigas metálicas. Por esse motivo, quando sujeitos a variações de temperatura, corpos com esse formato sofrerão, principalmente, variações no comprimento. Essas variações estão diretamente relacionadas a três fatores:
o comprimento inicial do objeto em mm (representada por L0);
o material de que ele é feito ou coeficiente de dilatação linear (representado por α);
e a variação de temperatura sofrida por ele em °C (representada por ΔT).
A partir desses três fatores, pode-se chegar a uma equação matemática que mostra como determinar a alteração de comprimento sofrida por um corpo devido a variações de temperatura:
Onde ΔL representa precisamente a alteração de comprimento em mm (variação de comprimento dilatado).
O coeficiente de dilatação térmica nos materiais isotrópicos calcula a variação de comprimento e, consequentemente, o volume em função da temperatura.
Procedimento Experimental
Materiais utilizados para a realização do experimento:
Dilatômetro com medidor de dilatação;
Corpo de prova latão;
Corpo de prova cobre;
Corpo de prova indeterminado