Relat rio 01 Medicamentos
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
EXPERIMENTO 01:
Isolamento do componente ativo de medicamentos analgésicos
QFL314 – QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
Beatriz Lemos Albuquerque NUSP: 9022557
Bruna Virgínia Cantóia Campos NUSP: 8971905
ARMÁRIO 49
SÃO PAULO
2015
1. OBJETIVOS
O seguinte trabalho tem por finalidade relatar o procedimento, as condições, etapas e resultados do experimento realizado em laboratório cujo objetivo principal era isolar os componentes ativos de três medicamentos analgésicos diferentes.
Durante a execução do experimento, foram importantes a utilização de técnicas como extração, cromatografia em coluna, cristalização, filtração à vácuo, determinação do ponto de fusão e cromatografia em camada delgada (seguida de análise cromatográfica). Também foi essencial o conhecimento do modo de manuseio da aparelhagem, das constantes físicas dos reagentes e das reações envolvidas no processo, que puderam aperfeiçoar as técnicas laboratoriais empregadas.
2. INTRODUÇÃO
“Um fármaco é qualquer substância, diferente de um alimento ou de um artefato, que se utiliza para o diagnóstico, o alívio, o tratamento e a cura das doenças, assim como para a prevenção das mesmas” [1]. Analgésicos são definidos como fármacos com a função de aliviar a dor e podem ser classificados essencialmente de duas formas: Analgésicos não-narcóticos (antiinflamatórios não-esteroidais (AINE’s)), que possuem como exemplo a dipirona, paracetamol, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico e Analgésicos narcóticos que tem a morfina, fentanil, tramadol e codeína como representantes.
Frequentemente, a identificação de um medicamento através de seu componente ativo se torna necessária (seja em laboratórios de aprendizagem, laboratórios de análises clínicas, hospitais ou até mesmo em casos de perícia). A cromatografia em camada delgada (CCD) é muito utilizada para esse fim. “Em certas condições, muitas drogas podem ser identificadas por seus