Relat De Azul
Relatório de Prática
Espectro de Absorção do azul de bromofenol em função do ph
Grupo:
Jessika Martins
Pedro Mendes
Thiago Santos
Professora: Ana Luísa e Maria Elisa
Turma: MAM 271
Prática realizada em: 06/03/2015
Objetivo e Resumo do Procedimento
O objetivo principal dessa prática é avaliar o comportamento da solução indicadora Azul de Bromofenol em diferentes valores de pH, permitindo não só descobrir o comprimento de onda máximo em cada solução como também estimar a concentração da mistura de cromóforos em duas soluções tampão.
Para a realização dessa prática foi necessário o preparo de quatro amostras de diferente pH. Desta forma, com o auxílio de uma pipeta de 5,0 mL adicionou-se em 4 balões volumétricos de 50,00 mL, previamente identificados, os seguintes volumes: 5,0 mL de HCl 0,10 mol/L, 5,0 mL de NaOH 0,10 mol/L, 10,0 mL de solução tampão pH 3,56 e 10,0 mL de solução tampão pH 4,01. Em seguida adicionou-se 1,0 mL da solução indicadora Azul de Bromofenol 1,0g/L em todos os balões, estes foram avolumados até a aferição e homogeneizados.
Por fim as amostras foram levadas ao espectrofotômetro para realizar uma varredura na faixa de 400 nm a 700 nm (visível). O equipamento foi zerado com água destilada e efetuou-se a leitura com o auxílio do programa FemtoScan, não esquecendo de rinsar a cubeta de quartzo 3 vezes com a solução antes de lê-la e tomando cuidado para tocar apenas na parte opaca da cubeta. Sendo assim, ao final dessa prática possuía-se os valores de absorção de cada solução em diferentes comprimentos de onda, estes valores foram copiados em uma planilha do Excel para que elaborasse-se um gráfico de dispersão.
Por último a cubeta foi devidamente limpa e guardada, o equipamento foi desligado, as vidrarias utilizadas foram limpas e os resultados foram devidamente anotados e salvos.
Equipamentos utilizados
Espectrofotômetro
FemtoScan
Resultados e Discussão
Coloração do Azul de Bromofenol