relacoes humanas
Objetivo Geral: Investigar a relação entre saúde mental e trabalho no contexto dos servidores da Secretaria Estadual da Saúde no município de Goiânia.
Objetivos Específicos:
Verificar a organização do trabalho Levantar a percepção dos servidores quanto à relação saúde mental e organização do trabalho.
Analisar os dados coletados
Propor ações otimizadoras na relação entre a saúde mental e trabalho
– O que é saúde mental e trabalho
Objetivo do trabalho: Subsistência e definição da identidade profissional. Para isso, o ser humano dedica boa parte de sua vida. Possui aspirações a serem realizadas a partir do trabalho.
De acordo com Mendes ET AL. (1996), as vivências de prazer e sofrimento constituem indicadores de saúde, observando-se então três dimensões:
A subjetividade do trabalhador: Valores, anseios e desejos.
A organização do trabalho: Normas, estrutura.
Coletividade: Relações hierárquicas e de grupo.
Características essenciais para a garantia da saúde mental no trabalho: Condições físicas, identificação com o trabalho executado, interação com outros trabalhadores, capacidade de se expressar, grau de autonomia entre outros.
Relações entre saúde mental e trabalho
De acordo com Dejours (1993) estudos relacionados às condições de trabalho, cada vez mais vem demonstrando a existência de fatores que agridem a saúde mental dos trabalhadores.
É notável, a influência individual e coletiva dos fatores que permeiam o ambiente dos agentes (condições de trabalho, físicas, químicas ou biológicas que podem afetar a saúde, tanto fisicamente quanto psicologicamente), associados à organização do trabalho, e as condições individuais de vida dos trabalhadores podem em conjunto propiciar o desencadeamento de transtornos mentais.
Destaca-se a difícil identificação dos efeitos provenientes do trabalho, em virtude da individualidade de cada