Relacionamento Interpessoal
A internet é uma grande parceira da democracia. Com ela, passamos a ter acesso a informações e a pessoas que antes eram muito distantes e um dos melhores momentos para experimentar essas possibilidades é as eleições. O horário eleitoral já começou e outubro está chegando, então confira abaixo algumas sugestões de sites e aplicativos para tornar o seu voto ainda mais consciente.
Informações oficiais
O primeiro passo para votar bem é conhecer todos os candidatos e a lista completa pode ser encontrada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/sistema-de-divulgacao-de-candidaturas.
Lá, também há um simulador de votação - http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/simulador-de-votacao/simulador-eleicao-2014 - com a urna eletrônica e candidatos fictícios. É uma boa oportunidade para experimentar o momento do voto. Ideal, por exemplo, para os alunos adolescentes que estão prestes a fazer isso pela primeira vez.
De olho nos resultados
Você pode ter acesso aos dados completos das pesquisas eleitorais nos sites de institutos como Datafolha e Ibope. Neles, pode-se acompanhar os levantamentos mais recentes e entender detalhes como o empate técnico.
Ajuda aos indecisos
Novidade nessa eleição, o Voto x Veto é comparado ao aplicativo de paquera Tinder. Aqui, no entanto, você não avalia a aparência e sim as propostas dos candidatos. Pode, até, fazer uma análise cega, ler os pontos principais do plano de governo e só depois ver de quem são as ideias que você escolher. Assim, faz uma escolha mais imparcial. Se você prefere fazer as consultas no computador em vez do celular, pode encontrar algumas funções semelhantes no site Vote na web. As propostas dos candidatos são ranqueadas de acordo com a votação dos internautas. Você pode dar sua opinião e conferir a dos demais.
E você, conhece outras páginas interessantes para acompanhar ativamente o processo eleitoral? Conte para a gente nos