Relacionamento interpessoal
Resumo da obra “Relacionamento Interpessoal – Como preservar o sujeito coletivo, de Maria do Carmo Nacif de Carvalho”
3.1 Inteligência Física – QF A inteligência física do corpo é um tipo de inteligência um tanto quanto “automática”. Geralmente nem estamos conscientes dela, mas basta pensar nos processos automáticos do nosso corpo, como respiração, toda a circulação do sangue, nosso sistema imunológico, dentre outros. A ciência tenta avançar cada vez mais no controle da relação entre o corpo, a mente e os sentimentos.
3.2 Inteligência Mental – QI É a inteligência mais conhecida e avaliada, por mais que hoje seja considerada demasiadamente estreita e limitada. É a capacidade de analisar, raciocinar, pensar, entender as coisas.
3.3 Inteligência Emocional – QE É muito abrangente, incluindo o autoconhecimento, a sensibilidade social, a empatia e a capacidade de comunicação. Inclui também reconhecer nossas fraquezas e respeitar as diferenças. É cada vez mais chave para o sucesso pessoal e profissional no mundo de hoje.
3.4 Inteligência Espiritual – QS É reconhecidamente e merecidamente a mais importante, sendo fundamental para a orientação das outras três. É também a mais pessoal e íntima; diferente em cada ser humano e que aparece unicamente nos seres humanos. É a visão que temos sobre o mundo à nossa volta; é como entendemos as coisas; como definimos o que somos; é nossa base para ser do jeito que somos. Ela que controla nossas crenças, nossos valores, que delimita em que acreditamos e até onde acreditamos em algo, sendo portanto, base para todas as outras. Com base no conhecimento sobre as quatro inteligências fundamentais, podemos relacionar elas com partes de nós, com nossas necessidades e atributos:
Pessoa integral
Quatro necessidades
Quatro inteligências
Quatro atributos
Corpo
Viver
Inteligência física (QF)
Disciplina
Mente
Aprender
Inteligência mental