Relacionamento interpessoal
R: A palavra Ética vem do grego ethos tendo com significado modo de ser, caráter. Ao traduzir para o latim ethos quer dizer Mos que significa costume, palavra esta que surgiu a moral. Segundo o dicionário Aurélio, Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
É comum ligarmos o sentido de ética com palavras como justo, honesto, correto entre outros adjetivos. Porém é necessário conhecermos os costumes e cultura de uma sociedade para que possamos julgar ético ou não a conduta de um membro da mesma. Portanto a ética é basicamente constituída pelos valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral, ou seja, a pessoa, principal constituinte da existência, sendo assim, ética é imprescindível nas relações humanas, pois a falta dela só deixaria tais relações transbordas de desconfiança e passariam a não mais existir, pelo menos não como estamos acostumados. Ações como estas e outras tantas enfraquece as atividades interpessoais, tais atividades são construídas através da confiança e firmadas sob a moral e os bons costumes.
2 . O que é uma relação intrapessoal e interpessoal?
R: O relacionamento intrapessoal refere-se à capacidade do indivíduo de conhecer a si mesmo, controlar suas emoções, administrar seus sentimentos, projetos, podendo assim construir um modelo de si mesmo e utilizar esse modelo a favor de si na tomada de decisões. Este relacionamento permite que o indivíduo conheça suas capacidades e possa usá-las da melhor forma possível. Supõe a capacidade de compreender a si mesmo, de ter um modelo útil e eficaz de si, que inclua os próprios desejos, medos e capacidades de empregar esta informação com eficiência na regulação da própria vida. Manifesta-se