Relacionamento de Marketing
PROF.: ADAIR
TURMA: EVENTOS Modulo: II TURNO: Matutino
ALUNOS: Antonio Carlos Maria Edinalva Marinete Lemos
O Marketing de Relacionamento como elemento do Composto de Comunicação
O Marketing de Relacionamento é considerado hoje, pelos mercadólogos como a grande tendência do mercado. Muitas empresas estão deixando de priorizar o marketing de transação, cuja ênfase consiste na venda propriamente dita, para investir em um marketing que busca a construção e manutenção de relacionamentos de longo prazo com seus consumidores. A compra virá como uma conseqüência natural da satisfação gerada nesses clientes.
Conforme nos cita Philip Kotler em seu livro Princípios de Marketing “hoje os clientes são grandes e em geral globais e preferem fornecedores que possam vender e entregar; resolvam com prestezas problemas que venham surgir nas diversas partes; e trabalhem numa relação estreita com os clientes para melhorar produtos e os processos. Para esses clientes a venda é apenas o início de um relacionamento”.
O marketing de relacionamento trabalha de forma criativa para fazer com que sua venda tenha um valor muito maior que o próprio preço dos produtos que estão sendo adquiridos pelos consumidores.
O Marketing de Relacionamento e sua aplicação nas empresas
Todos precisam sentir-se igualmente responsáveis por todos os clientes, independente do cargo exercido na empresa. A copeira que prepara o café servido aos clientes é tão responsável pelas vendas da empresa quanto o esforço do próprio vendedor.
Passado o processo de conscientização dos funcionários, as empresas iniciam um trabalho de identificação dos desejos e necessidades de seus consumidores atuais e potenciais, seguido do processo de