Experimento do Elástico
Neste trabalho serão apresentadas explicações para a ocorrência de um fenômeno visto em um vídeo, no qual, um elástico ao ser esticado pelas pontas e em frente a uma televisão de tubo, recebe uma força externa que realiza um movimento e resulta em oscilações perceptíveis aos olhos humanos e diferentes ao fazer o mesmo experimento fora das condições do vídeo (Link: https://www.youtube.com/watch?v=sudNnIrqtFY).
O movimento pode ser comparado a um movimento em câmera lenta do elástico como indica o nome do vídeo “Amazing Slow-motion Rubber Band”).
O uso de imagens para a compreensão do fenômeno será amplamente utilizado, sendo retiradas seja de simulações, vídeos ou esquemas explicativos e para assim facilitar o entendimento.
Desenvolvimento
Conhecendo o fenômeno
Para estudar o fenômeno inicialmente foi tentado reproduzi-lo em diferentes condições, primeiro em frente à televisão de tubo da marca SEMP no formato do vídeo em tela azul (sem a recepção do sinal de imagem), em segundo momento em um monitor Dell funcionando normalmente e em terceiro sobre a luz de lâmpadas fluorescente. O seguinte efeito foi visto apenas em frente ao televisor. Figura 1 A Imagem da propagação de onda pode ser vista apenas ao colocar o elástico em frente a TV.
Nas demais situações o olho humano não conseguiu interpretar os movimentos feitos pelo elástico, apenas uma oscilação mais gerais e como segue no esquema:
Figura 1 Como no esquema o olho humano não foi capaz de interpretar a posição da onda, interpretou apenas vultos em muitas posições.
Após o recolhimento desses dados foi também testado com a TV recebendo sinal e apresentando programações de canais e o mesmo efeito da figura 1 pôde ser visto.
Funcionamento da TV e olho humano
A televisão de tubo possui componentes que emitem elétrons e os