Rela Es Humanas
Origem das Relações Humanas
A Teoria da Relações Humanas , teve seu marco histórico nos Estados Unidos, por meio de um estudo de comportamentos dos empregados de uma fábrica, com o intuito de identificar a correlação entre a iluminação e a eficiência de operários, por meio de suas produções.
Este estudo ocorreu entre 1927 e 1932, na fabrica de Hawthorne da Western Eletric Company, empresa de fabricação equipamentos e componentes telefônicos, que contratou uma equipe de cientistas sócias liderados pelo médico especializado em psicopatologia George Elton Mayo (1880 – 1949) e seu assistente, Engenheiro Fritz J. Roethlisberger (1898-1974).
A consequência deste estudo foi uma quebra de paradigma em relação aos princípios da Teoria de Administração Cientifica de Frederick Winslow Taylor (1856-1915), incluindo variáveis comportamentais dos indivíduos na execução de atividades e retirando a tendência de desumanização do trabalho com aplicação de métodos científicos e precisos (ELIAS SILVA).
ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS
A busca de uma maior eficiência nas empresas exigiu a reconsideração das relações e aspirações dos elementos humanos na organização.
Os Pressupostos da Abordagem de Relações Humanas:
As pesquisas de Elton Mayo propiciaram um cenário favorável à introdução de uma nova abordagem na solução dos problemas de administração, focalizada no processo de motivar os indivíduos para o atingimento das metas organizacionais. Para tanto alguns pressupostos sobre o comportamento humano precisavam ser aceitos pelos administradores:
· Integração e comportamento sociais: o papel da integração grupal é primordial para o bem-estar psicoemocional dos trabalhadores. A administração que busca a eficiência e o aumento da produção deve então atentar à conciliação dos objetivos empresariais com os interesses subjetivos dos trabalhadores, para obter os resultados desejados.
· Participação nas decisões - a participação de cada um no processo